Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page
ONLINE
1



Tutorial 03 - Finanças - A importância de planejar
Tutorial 03 - Finanças - A importância de planejar

 

TUTORIAL 03 – FINANÇAS: A IMPORTÂNCIA DE PLANEJAR

 

A INTERFACE DO JOGO – SABENDO USAR

 

A seção de FINANÇAS é acessada clicando na aba específica do menu Principal, conforme mostrado na figura abaixo:

 

T03 - IMAGEM 1

 

Patrocinadores

Na Próxima figura, vemos a tela que se abre (Seta verde) e a informação que não existem propostas assinadas (seta azul)

 

T03- IMAGEM 2

Colocando o cursor do mouse sobre o "i"  você saberá quantos patrocinadores poderá contratar. (Figura abaixo)

T03- IMAGEM 3

Veja quem está interessado em ser seu patrocinador:

T03- IMAGEM 4

 

Novamente, colocando o cursor do mouse sobre o “i” você terá as informações sobre cada um deles.

T03 - IMAGEM 5

Atenção para o Índice Sif. É o regulador de mercado (Oferta/Procura). Entenda como funciona:

O Índice SIF age como uma espécie de “credibilidade” do patrocinador.

Se um patrocinador está pagando R$ 10.000 com 20% (muita gente contratando o patrocínio), significa que ele é melhor que outro que paga os mesmos R$ 10.000 com 100% (por não ter ninguém contratando ele)

Portanto, quanto menor o índice, maior será essa “credibilidade”.

Se poucos jogadores assinam com um determinado patrocinador, o valor do patrocínio tende a aumentar.

Assim como, se muitos assinarem com um único patrocinador, o valor do patrocínio irá reduzir.

Dessa forma, a primeira coisa a avaliar é o % do Índice.

Logicamente, o valor e a duração do patrocínio também devem ser considerados.

 

Para assinar com um patrocinador basta clicar no botão existente à esquerda do Patrocinador.

T03 - IMAGEM 6

Fluxo de Caixa

 

T03 - IMAGEM 7

 

 

Nesta seção, são detalhados os seus gastos e receitas. A cada atividade financeira efetuada será acrescentado um registro equivalente.

Esta seção é apenas demonstrativa. Você não tem ação nela.

 

Conta Corrente

T03- IMAGEM 8

 

Nesta seção é onde você interage com o “Banco”. Você pode contratar empréstimos ou efetuar depósitos.

 

1 – Seu saldo (O valor que você tem de crédito (depósitos efetuados) ou de débito (empréstimos contraídos)

2 – Nesta campo você informa o valor que pretende retirar.

            Caso seu saldo seja positivo você poderá sacar até esse valor.

Caso seu saldo seja zero e você tenha limite para empréstimo, poderá sacar até o limite do empréstimo.

3 – Empréstimo – Limites e taxas de juros.

4 – Campo a ser preenchido com o valor que se deseja depositar.

            Os valores depositados não recebem nenhuma remuneração. Ou seja, não ganham juros.

 

Extrato de Conta

T03 - IMAGEM 9

 

Outra seção onde você não tem atuação. Meramente demonstrativa.

 

IDENTIFICANDO GASTOS, DEFININDO VALORES E PLANEJANDO INVESTIMENTOS

 

Dessa forma, vimos que o mais importante nesta fase, é a contratação de Patrocinadores, pois eles irão interferir diretamente na nossa capacidade financeira.

 

O que devemos considerar para ter um bom patrocínio?

 

Primeiro precisamos saber onde vamos usar esse valor recebido.

 

Basicamente, o valor dos patrocínios é utilizado para cobrir os gastos de manutenção (mecânicos e espiões, boxes e treinamento de piloto)

 

Então, antes de contratar patrocínios necessitamos saber quanto vamos gastar. Para isso, vamos seguir um passo a passo mínimo neste tutorial.

 

1º passo – Mecânicos e espiões

 

Existem 4 tipos de contratações que podem ser feitas:

            - Mecânico de Prevenção de falha                 salário $   55

            - Mecânico de Ajuste do carro                       salário $ 235

            - Mecânico de Aperfeiçoamento do carro        salário $ 325

            - Espião                                                     salário $ 145

 

Na Classe 7, podemos contratar 4 profissionais.

Vamos então supor a contratação de cada um deles:

            1 mecânico de Prevenção ($ 55) + 1 mecânico de Ajuste ($ 235) + 1 mecânico de Aperfeiçoamento ($ 325) + 1 espião ($ 145) = salários totais de $ 760

 

2º passo – Box secundário

            A cada corrida, devemos treinar nosso Box para que ele se torne melhor e mais rápido. E isso tem um custo. Cada 1% treinado custa $200. Como podemos treinar 10% a cada corrida, temos um custo total de $2.000.

 

3º passo – Treinar piloto

            O piloto de testes é o nosso piloto inicial. Isso não impede que ele seja treinado. Assim como fizemos com o Box, devemos treiná-lo para que ele melhore seu desempenho. Esse treinamento também tem custo. Cada 1% treinado custa $3.000. Em média, iremos treinar 3% a cada corrida. Então, necessitamos de $9.000 para cobrir esse gasto.

 

4º Passo – Outros gastos

            Devemos ter em mente que iremos, ao longo da temporada, evoluir nosso centro de treinamento de mecânicos, contratar fornecedores melhores e ainda acumular valor para investir na próxima temporada.

 

5º Passo – Projetando os gastos

           

            Mecânicos/espiões               $      760

            Box secundário                    $   2.000

            Treinar Pilotos                      $   9.000

            Sub-total                             $ 11.760

            Valor para investir                 $  6.600 *

            Próxima temporada              $ 13.200 **

            Total                                    $ 31.560

 

(* capital inicial do jogo/quantidade de etapas - ** capital inicial a ser adquirido para a próxima temporada)

 

Temos então a necessidade de contratar patrocinadores que permitam cobrir esse valor, lembrando que podemos contratar inicialmente, até 5 patrocinadores. Então, $31.560/5 = 6.312, que é o valor mínimo que devemos buscar para cada patrocinador. Agora que definimos os valores que necessitamos, é só efetuar os contratos.

 

Terminamos aqui o básico sobre finanças. Não incluímos nesse tutorial, os valores que são distribuídos como premiação por corrida e ao final da temporada pois entendemos que os mesmos devem ser utilizados para investimentos em outras áreas. Essas informações estarão sendo contempladas no Tutorial avançado que trata do Planejamento de Temporada.

 

Versão: 1.0

EJR – 08/12