Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page
ONLINE
5



Dicas - Pneus
Dicas - Pneus

Qual o pneu ideal para ser utilizado ? A resposta é fácil. O que se ajuste às condições da pista. Pneu seco para pista seca, intermediário para intermediária e molhado para pista molhada.

Mas, e se tivermos que dar algumas voltas com pneu diferente? Qual escolher? Seco em pista intermediária ou Intermediário em pista seca? Complicou?

Simples....veja a tabela abaixo e descubra.

 

consumo de pneus

 

Agora, vamos avaliar o que é menos prejuízo. Seco em intermediária ou Intermediário em pista seca.

 

avalia consumo 1

 

Percebeu a diferença?

Apesar de termos o mesmo tempo de volta, rodar com pneu seco em pista intermediária terá um desgaste menor permitindo portando utilizar um pneu mais rápido.

Mas, não se esqueça que a quantidade de voltas a serem dadas com pneu errado pode alterar essa avaliação.

 

E quanto ao tipo de pneu a ser usado?

 

Pneu seco para pista seca: modelos 100, 200, 300 ou 400.

Cada um tem sua durabilidade e sempre que for possível, devemos optar pelo modelo de menor número.

Em testes realizados, o pneu 100 se mostrou 0,12 seg mais rápido que o 200. Este por sua vez, foi 0,10 seg mais rápido que o 300 que foi 0,85 mais rápido que o 400.

Então, o modelo 100 é 0,30 seg mais rápido que o 400? Não... a diferença fica em torno de 0,27 seg.

PREFIRA SEMPRE O MODELO DE MENOR NÚMERO.

 

Quanto dura um pneu?

Ele dura exatamente o indicado pelo fornecedor. Pro exemplo, o modelo DZ-100 tem durabilidade de 103 Km enquanto o DZ-200 tem 131 Km.

Esses números são corretos?

Sim. Porém, quando atingem uma certa rodagem começam a apresentar "desgaste" e "alto desgaste". Ou seja, o seu tempo de volta aumenta drasticamente. Para "desgaste", o tempo de volta aumenta em torno de 4 seg/volta e para "alto desgaste", alguma coisa próxima de 9 segundos por volta.

O ideal então é não deixar isso acontecer. Por isso, temos uma margem de segurança. Um valor que nos permita elaborar as estratégias sem correr o risco de "desgaste" ou "alto desgaste". Essa margem é de 10 Km.

Como fica a durabilidade então:

DZ-100: 103 km - 10 Km de margem = 93 Km de durablidade

DZ-200: 131 Km - 10 Km de margem = 121 Km de durabilidade

Com esses valores, não existe o risco de "desgaste" ou "alto desgaste".

Numa estratégia mais ousada, podemos baixar a margem para até 7 km. Porém, abaixo desse valor, teremos, com certeza haverá uma perda substancial de tempo o que pode acarretar na perda de algumas posições no grid final.

 

Existem bônus para o consumo/desgaste de pneus?

A temperatura e a umidade interferem no consumo de pneus, reduzindo o desgaste padrão. Não existe consumo extra. O consumo máximo será sempre igual ao tamanho da volgta.

Como calculamos o consumo de pneus?

A regra básica é: O consumo de pneus por volta é igual a extensão da pista. Assim, numa pista que tenha 313,740 Km com duração de 54 voltas, o consumo básico será de 5,810 Km (313,740/54).

Mas, em função função da temperatura da pista e de sua umidade (MM), este valor poderá reduzir. Quanto menor a temperatura e maior a umidade, menor será o desgaste padrão. Numa pista com 5Km de extensão e 40°C de temperatura o desgaste será maior que essa mesma pista com temperatura de -5°.

Como definir esse "Bônus"?

Cada Major utiliza um número para estabelecer qual seria esse valor de "bônus". Na Jaguar, temos uma tabela que faz essa conversão e sempre que as avaliações de etapa são feitas, levam em conta esse fator.

Esses dados ainda estão sendo testados/validados e quando finalizados serão disponibilizados. Até lá, utilize os valores informados na avaliação da etapa.

 

FECHAR